Butcher:
Problema:
No livro didático, vimos como elaborar algoritmos pseudocódigo simples, usando os comandos sequenciais e os comandos condicionais. Agora, elabore um algoritmo pseudocódigo para resolver o problema abaixo:
“No reino Marmoca, para que uma donzela possa se casar, ela deve ter 3 pretendentes. Um destes deverá passar no teste de adivinhação para se tornar o noivo. Acreditava-se que amor era uma questão de sorte. Neste teste, a donzela escolhe um número qualquer. Após, cada pretendente tem uma chance para acertar o número escolhido pela donzela. Casa-se com a donzela o primeiro pretendente que acertar o número escolhido por ela. Caso nenhum dos pretendentes acerte o numero escolhido, a donzela deve ficar solteira por pelo menos mais um ano”.
Faça um algoritmo para auxiliar no teste de adivinhação. Este deve permitir a digitação do numero escolhido pela donzela, os nomes e os números escolhidos por cada pretendente. Ao final, deve ser mostrada uma mensagem indicando se a donzela irá se casar ou não. Caso ela se case, informe o número do pretendente que se tornará noivo.
Meu algoritmo:
var
nome, nome_pretendente, nome_pretendente2, nome_pretendente3: caractere
numero_donzela, numero_pretendente, numero_pretendente2, numero_pretendente3: inteiro
inicio
escreva ("Digite o numero escolhido pela donzela: ")
leia (numero_donzela)
limpatela
escreva ("Digite os 3 nomes dos pretendentes: ")
leia (nome_pretendente, nome_pretendente2, nome_pretendente3)
limpatela
escreva ("Digite os numeros para tentar a sorte: ")
leia (numero_pretendente, numero_pretendente2, numero_pretendente3)
limpatela
se (numero_pretendente E numero_pretendente2 E numero_pretendente3 = numero_donzela) entao
escreva ("O pretendente escolhido aquele que escolheu o numero: " numero_pretendente)
senao
escreva ("Nenhum dos pretendentes tiveram sorte.")
fimse
pausa
fimalgoritmo
Problema:
No livro didático, vimos como elaborar algoritmos pseudocódigo simples, usando os comandos sequenciais e os comandos condicionais. Agora, elabore um algoritmo pseudocódigo para resolver o problema abaixo:
“No reino Marmoca, para que uma donzela possa se casar, ela deve ter 3 pretendentes. Um destes deverá passar no teste de adivinhação para se tornar o noivo. Acreditava-se que amor era uma questão de sorte. Neste teste, a donzela escolhe um número qualquer. Após, cada pretendente tem uma chance para acertar o número escolhido pela donzela. Casa-se com a donzela o primeiro pretendente que acertar o número escolhido por ela. Caso nenhum dos pretendentes acerte o numero escolhido, a donzela deve ficar solteira por pelo menos mais um ano”.
Faça um algoritmo para auxiliar no teste de adivinhação. Este deve permitir a digitação do numero escolhido pela donzela, os nomes e os números escolhidos por cada pretendente. Ao final, deve ser mostrada uma mensagem indicando se a donzela irá se casar ou não. Caso ela se case, informe o número do pretendente que se tornará noivo.
Meu algoritmo:
var
nome, nome_pretendente, nome_pretendente2, nome_pretendente3: caractere
numero_donzela, numero_pretendente, numero_pretendente2, numero_pretendente3: inteiro
inicio
escreva ("Digite o numero escolhido pela donzela: ")
leia (numero_donzela)
limpatela
escreva ("Digite os 3 nomes dos pretendentes: ")
leia (nome_pretendente, nome_pretendente2, nome_pretendente3)
limpatela
escreva ("Digite os numeros para tentar a sorte: ")
leia (numero_pretendente, numero_pretendente2, numero_pretendente3)
limpatela
se (numero_pretendente E numero_pretendente2 E numero_pretendente3 = numero_donzela) entao
escreva ("O pretendente escolhido aquele que escolheu o numero: " numero_pretendente)
senao
escreva ("Nenhum dos pretendentes tiveram sorte.")
fimse
pausa
fimalgoritmo